A Região
O Minho é uma das mais belas regiões de Portugal. As montanhas inclinam-se em anfiteatro para o mar. Rios espreguiçam-se depois nos vales, transportando consigo segredos milenares
Férteis veigas, os vinhedos e o clima ameno, dão corpo ao Vinho Verde, único no mundo. Neste cenário movimenta-se gente de personalidade alegre e laboriosa, orgulhosa das suas tradições que o tempo não apaga.
Neste ambiente generoso criam-se produtos carregados de tipicidade, nomeadamente os vinhos da sub-região de Monção e Melgaço, seus embaixadores de qualidade. A sub-região de Monção & Melgaço é uma das 9 sub-regiões da Região dos Vinhos Verdes.
Monção e Melgaço possuem um microclima muito particular e desenvolveu-se à volta da margem sul do rio Minho, numa zona de meia encosta. Os vinhos da casta Alvarinho são a principal referência vinícola da sub-região de Monção e Melgaço. As características mais identificativas do Alvarinho de Monção e Melgaço formaram-se aqui, no Noroeste da Península Ibérica, no ponto mais a norte de Portugal, que engloba os concelhos vitivinícolas de Monção e Melgaço. Esta sub-região da Região dos Vinhos Verdes é onde o Alvarinho tem origem e onde iniciou a sua evolução, o que aconteceu mesmo antes da existência de qualquer registo escrito.
